terça-feira, dezembro 19

De vez em quando, o alarme soa: imponderação, convicções erróneas ou circunstâncias menos felizes estão a inspirar a supressão ou, pelo menos, a redução da importância da filosofia no ensino secundário. (...) Porém, o vírus persiste, aconchegado nas melhores das intenções e à boleia de alguns equívocos recorrentes sobre a modernização curricular.(...)
Há neste raciocínio, para não dizer neste preconceito, uma confrangedora estreiteza de vistas, que revela não só um profundo desconhecimento do que seja a natureza de cada uma dessas disciplinas e de como no seu interior se processam as informações e o raciocínio, como também, e pior ainda, um equívoco acerca do que requerem a economia e a sociedade.
(... Se a filosofia deixar de ensinar--se nas escolas, a comunidade científica no seu todo ficará mais pobre, a qualidade ressentir-se-á no mundo do trabalho e a sociedade ver-se-á afectada nesse centro vital que é a capacidade de questionar e de criticar.

10 Comments:

Blogger ergela said...

Pessoalmente nunca gostei muito de filosofia,mas reconheço que é uma disciplina basica para a compreenção e comunicação humana.

;)Mais uma vez,cara Isabel,BOAS FESTAS.

11:07 da manhã  
Blogger cinderela-dos-pes-grandes said...

Filosofia é essencial... claro que é preciso que seja .... FILOSOFIA!... ;)

10:09 da tarde  
Blogger ariel said...

A filosofia ensina-nos a pensar, mas para pensar é preciso tempo. Num tempo, em que tempo é dinheiro vai-se ao google e descobre-se a resposta, simples, barato e dá milhões... infelizmente o mundo parece feito para os ignorantes

10:20 da tarde  
Blogger MissPearls said...

AInda se fosse só ignorantes, Ariel. O problema é essa gentinha mal formada, invejosa, mesquinha, tramada, a pensar que é gente, com poderzinhos que podem dar cabo da vida de tanta gente.

11:48 da tarde  
Blogger MissPearls said...

Sim, faz falta filosofia porque desenvolve o pensamento, o sentido crítico, torna-nos menos acéfalos, seguidistas, narrow minded.
Uma sociedade com forte sentido crítico é uma sociedade mais preparada, mais desenvolvida, torna os cidadãos menos vulneráveis.

11:49 da tarde  
Blogger ariel said...

Sim Miss Pearls, tem toda a razão concordo plenamente. Não será por acaso que vivemos num mundo cada vez mais acéfalo, e por aqui não fugimos à regra, copia-se sempre o mau, é fatal, parece uma sina de que não conseguimos fugir.

12:07 da tarde  
Blogger Baducha said...

Sim, faz falta filosofia e concordo com o que disse Miss Pearls, mas quando li este post, não me lembrei logo de Kant, Platão, Socrates, Hegel, dos Sofistas e coisa e tal, nã nã....lembrei-me de Manuel Maria Carrilho, vejam bem! Coisas do frio que se faz sentir e assim sendo... os hemisférios (esquerdo e direito) ficam...a modeos que!

8:04 da tarde  
Blogger cinderela-dos-pes-grandes said...

Baducha Baducha!... Que companhias têm sido as suas?! :(
Até se me gelou a alma!...

10:25 da tarde  
Blogger MissPearls said...

" Que companhias têm sido as suas?! :(
Até se me gelou a alma!.."

Eh eh eh :)

10:34 da tarde  
Blogger Baducha said...

Minhas queridas, quais almas geladas qual quê!!
Deixem-se estar quietinhas e com a alma "caliente" porque aqui a euzinha anda bem acompanhada e não dispensa filosofos, filosofias e pensadores e garanto-vos que M.M.Carrilho não faz parte das minhas prioridades.
(não me digam que vou ter que explicar o meu trocadilho anterior, aquele que vos deixou geladas!)
Sabem quem é a minha filosofa e pensadora do momento?!
Não?!
Miss Pearls pois então!

Eh eh eh :)

12:11 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker