quinta-feira, junho 29

Sobre o anónimo, o insulto e a injúria aqui tão perto

Outrora eram as pinchagens nas portas, os sussurros escarninhos latindo nas vielas, as cartas para os irmãos do Santo Ofício. Ódios interiores que se consomem no brando lume do despeito, denunciantes e escrevinhadores de bilhetes anónimos; eis o retrato da cobardia anónima.
O anónimo é, quase sempre, um ser atormentado que busca na ofensa causada a terceiros a desforra pela frustração de se ver sempre preterido e esquecido. A Internet facultou-lhe, agora, um terreno fértil: aqui um "recadinho", ali uma insinuação, acolá uma difamaçãozinha. Incapaz de se desvelar, vive intensamente na expectativa de causar perturbação. Trabalho baldado. A venenosa mensagem aterra num post, é lida com comiseração, e logo atirada para o lixo.
Multiplicam-se em "vozes", em "nomes", cobardemente ensaiados para enriquecer a injúria.
São os filhos da puta do insulto fácil, que à distância de um teclado e dissimulados por detrás de um IP que nada tem de misterioso, vegetam tanto nos blogs como na vida, sorrindo depois de cada vómito em posts alheios. Até ao dia...
Vão masturbar os egos noutros templates, tratar da vida, ou dar banho ao cão.
Andor daqui. Xô. Gentinha esquizóide.
Os javardos.

19 Comments:

Blogger Maria Vinagre said...

Miss Pearls: estalou o verniz?
Nunca a tinha visto assim tão furiosa e indignada!!!

2:08 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

Olá Maria,
Nem furiosa nem indignada: só enojada.
Sorry, ms também sou filha de Deus.

2:14 da tarde  
Blogger manhã said...

A melhor técnica, parece ser a indiferença total, é a que adopto, não sei se com sucesso!

2:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Desculpa maria vinagre, mas indignação, enojamento não são "estalar de verniz". A expressão "estalar o verniz" é usada para designar o desaparecimento de uma capa superficial de boa educação; não me parece que seja este o caso. Felizmente são raros estes abjectos posts. Como diria a minha Avó "Abençoada Miss Pearls"

2:46 da tarde  
Blogger 100nada said...

Minha querida, "quem não se sente" e o resto tudo portanto compreendo perfeitamente o teu post (já escrevi parecidos) e daqui a minha solidariedade. Mas vê bem: agora mesmo que estava a escrever a frase "já escrevi parecidos" ocorreram-me vários blogs onde também li posts parecidos: a coincidência? Todos blogs bem escritos, blogs de gente amável e simpática, blogs que são referenciados...a inveja é uma coisa muito feia e triste. Em última análise tu seguirás a tua vida depois de atirar o incómodo para o lado; essas criaturinhas patéticas continuarão a roer-se amargamente. Vidas sem graça, só merecem dó.
Um grande beijinho.

2:55 da tarde  
Blogger aNa said...

:)))
assim é que é!!
haja uma hora de desabafo, para todos nós!

3:08 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

Maria, Cate e Ana,
Duas beijocas repenicadas que não sou de modernices
:)

3:22 da tarde  
Blogger aNa said...

espero que sejam duas para cada uma!!! ;)

4:18 da tarde  
Blogger João Villalobos said...

Bolas! O post é forte, sim senhora.
Lembro-me de ler aqui há algum tempo algo de semelhante e pensei que já estava mais endurecida quanto a esses comentários :)
Nós no Corta-Fitas temos anonymous às centenas. Mas se quer resolver isso de vez, o melhor é tornar os comentários bloggers only.

Um beijo

4:46 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

Olá João
Isto é gente piranha :)
Alimenta-se da baba que vai deixando nos posts alheios.

Logo eu, que nunca insultei ou tratei mal ninguém no meu blog.
Se calhar é por isso... há taras para tudo :)

5:03 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

João again,
Mas já tratei do assunto: fui aos saldos, comprei uma saia janota e está lá um casaco que também não me escapa :)

5:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"tornar os comentários bloggers only"???!!! Que ideia tão disparatada, tão tipicamente corporativista à portuguesa - enxotem-se os "estranhos", assim ficamos mais seguros no nosso cantinho mesquinho. Então só quem tem blog é que tem opinião? Ou interesse? É tão bom navegar de vez em quando, por aqui e por ali, e só deixar um comentário quando se tem mesmo algo a dizer. Os bloggers usam demasiado os comentários cruzados, por vezes com tão pouco interesse - a não ser para os seus umbigos (egos) recíprocos.
Parabéns à Miss Pearls, tem um dos poucos blogs que eu gosto de visitar regularmente.
Filipa.

6:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olhe João isso não é maneira de resolver a questão.Então todos aqueles que não são bloggers e também não são anónimos? o que faz com eles? Borrifa, não?

6:45 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

Caro António Rosa,
Muito obrigada pelas suas palavras tão gentis.

Eu até acho bem que essa corja se instrua, mas longe deste blog, please :)

Mais uma vez, bem haja.

8:22 da tarde  
Blogger K. said...

"Love looks through a telescope. Envy, through a microscope" - Josh Billings.

11:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mulher séria não tem ouvidos....Há comentários anónimos e comentários anónimos insultuosos. Nem toda a gente tem de ser blogger. Se é só para bloggers, isto passa a ser um local de onanismo colectivo, muito pouco estimulante. Respite fundo e passe à frente,não me parece que post destes afastem os indesejáveis...mas enfim, é o comentário de uma anónima...

11:45 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

Cara anónima,
Eu sei que não afastam os indesejáveis, mas a gente sente-se muito melhor :)
Esta corja é vaidosa; gosta de ser estimulada; volta sempre ao local "do crime"; é piranha, alimenta-se da sua baba, em suma, uns camelos.
Se é para insultar, ponham aqui o nomezinho, o bloguezinho! Isso sim que é coragem e frontalidade. Se não, são uns tolos e ainda por cima previsíveis.
Não tem problema nenhum ser anónimo e eu gosto que anónimas como você venham ao meu blog:)

12:35 da manhã  
Blogger Margarida V said...

eu a esses a única coisa que faço é apagar e não dar troco porque é isso que eles querem.

1:16 da manhã  
Blogger Filipe said...

Eu tenho um amigo que se chama Anónimo, e até é bom moço...

11:03 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker