segunda-feira, janeiro 23

Match point

Emily Mortimer
Fui ver o Match Point do Woody Allen . Desgraçadamente nunca escrevi uma linha sobre cinema e por isso, considerem estas linhas umas banaliadades. Não gostei do "Crime e Castigo" e tenho uma vaga ideia das passagens que referem as visões, a ausência de motivos, o remorso e o castigo. O filme explora muito bem as fragilidades humanas de sempre e remete para o acaso da sorte o sucesso do personagem. Por uns instantes ainda pensei que a bola iria cair no lado de lá da rede, mas uma série de episódios, algo irónicos, fazem match point.
A menina da fotografia vai muito bem. Uma menina normal que só quer o kit da felicidade: casar com o homem que ama, filhos e um casamento feliz. Entre ela e a loura de voz doce, não há ponto de comparação e é aqui que me apetece dizer mal dos homens em geral e dos jovens do filme em particular. Fascinam-se pela loura com t-shirt de alcinhas mas sem dinheiro ou posição e no fim acham que aquilo não é vida para ninguém. Por acaso até já vi este filme diversas vezes. Mas é claro, isto é ficção e o realizador resolve o filme como quer, neste caso, com pouca sorte para a menina de alcinhas e voz doce.

12 Comments:

Blogger Sílvia said...

«o kit da felicidade: casar com o homem que ama, filhos e um casamento feliz.» ????
Isso não é o kit da felicidade! Pelo menos, não para mim. Há coisas bem mais importantes, querida Miss Pearls...

5:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Silvia
Já viu o filme? Tudo isto é uma obsessão da Chloe (Emily Mortimer).
Depois de ter visto falamos melhor, pode ser?
Bjs

Miss Pearls

6:11 da tarde  
Blogger Vítor said...

Sinto-me forçado a concordar com a Sílvia. Abraço.

6:51 da tarde  
Blogger Paulo Cunha Porto said...

Querida Miss Pearls:
Também já fui ver o filme. A Clhloe é, evidentemente, uma personagem simpática porque toda a "traição" decorre à revelia, quer da vontade dela, quer do conhecimento. Ser feliz é o que cada uma das figuras quer, a diferença reside na ausência de escrúpulos do protagonista. Mas há uma leitura redentora: apesar do interesseirismo, ele acaba por matar, para não a perder!
Motivo de reflexão?
Como sempre deponho o meu respeito e idolatria a Seus pés.

7:41 da manhã  
Blogger Lisa said...

Um filme brilhante e mais que actual.
Na vida, também já vi o 'filme' muitas, demasiadas vezes. Talvez com menos pormenores sórdidos, mais quand même...
(obrigada pela referência no post supra :)

10:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Cara Miss Pearls, antes de mais parabéns pelo seu blog.

Em segundo lugar 1000 vezes a Chloe , como é óbvio a loura, aliás por alguma coisa o castiço do irmão a mandou dar uma curva.

Com os melhores cumprimentos

Nuno Ca

3:10 da tarde  
Blogger Sem said...

Já há muito queria postar um comentário neste bolg fantástico! Parabéns! Foi a brilhante máxima "kit de felicidade" que me levou a fazê-lo: expressão que diz tudo!
Quanto ao comentário de cinema,ainda que não sejam de um expert e ainda que possam ser disparates, são a nossa opinião, são a nossa liberdade de expressão.

5:07 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

Vou repetir-me porque a Cláudia, acima, já referiu a expressão, mas não faz mal.
Parabéns pelo "kit da felicidade", sério. Parabéns por um excelente e elegante blog, aliás. Fiz um pequeno desvio de marcha lá no meu blogue acerca do tema, mas acabei de reparar que a Miss Pearls já lá foi e já deve ter lido. Foi uma reacçaozinha masculinazinha... mas sou homem, I can't help :)))
E no essencial, parece que estamos todos de acordo.

5:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Kit da felicidade" é a expressão mais hilariante que ouvi (li) hoje. Felizmente que o filme não tem nada a ver com isso. E felizmente o Woody Allen leu Ésquilo, Sófocles, Shekespeare, Dostoievski. E felizmente que a tragédia não tem nada a ver nem com a revista Xis nem com a Lux

9:55 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

Signéponge,
Não percebi bem o seu comentário. Talvez tenha que ler mais Derrida, o que não me apetece nada, confesso.
Thanks anyway

10:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não faça isso: Derrida ser-lhe-ia «boring, boring». Mas felizmente o meu comentário também não tem nada a ver com isso. Experimente Séneca ou Cícero que ajudam mais. De qualquer maneira, parabéns pela busca. Ah! E gosto do blogue - parabéns.

5:29 da manhã  
Blogger M Isabel G said...

Signéponge,
Ainda bem que gosta do blog. Obrigada.
E agora tenho que ir ali ler a Caras... ou Cícero, quem sabe?

9:24 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker