sexta-feira, outubro 7

Comentários de porta aberta

A propósito do Ciclo FALAR DE BLOGUES «Falar de blogues no feminino»: Sobre que assuntos falam as mulheres na blogosfera. Que motiva as autoras dos blogues? Que dados têm sobre quem as lê? Haverá especificidades da intervenção das mulheres na blogosfera? Vou tentar abrir a caixinha de comentários. (Não sei se consigo) [Consegui] Se lhe apetecer, diz-me a sua opinião?

21 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Em geral, parece-me, as mulheres transportam para a blogosfera as "conversas de amigas", as confidências e maldicências, as alegrias e desilusões, que podem aí ser camufladas sob o manto do anonimato, ou do reconhecimento apenas por uma pequena parte dos leitores.

Não quero com isto dizer que nos blogs femininos não se fale de assuntos importantes, claro que se fala, mas as mulheres têm o dom de transformar uma conversa enfadonha sobre política internacional, numa alegre e interessante dissertação sobre a importância, por exemplo, da nova colecção O-I para a política internacional. Muito mais giro, diga-se.

Para mim os blogs, os que eu leio e gosto, servem para desanuviar, rir, porque notícias, debates, desgraças... who cares? Quando chegamos a casa ao final do dia, depois de ouvir tudo isso nas noticias e no jornal, queremos é rir um pouco.

2:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

As mulheres falam das mesmas coisas que os homens: as emoções, as ambições, as angústias, etc. De forma diferente?Claro que sim.Melhor?Umas sim outras não como em tudo aliás na vida.Quanto ás especificidades, discussões acesas sobre SPM, Evax tanga, melhor marca de detergente para a roupa,etc. definitivamente não!Por quem somos!Discutimos assuntos verdadeiramente importantes como a mais recente linha de cremes anti-âge da Dior, as novas fragrâncias , as cores a usar na próxima estação e assim!
O que o sr. anónimo diz de "sob o manto do anonimato" etc. e tal é um estereotipo um bocado ...assim como hei-de dizer.... bom voces percebem...Em NENHUM dos blogues "femininos" que leio reconheço tal descrição.
Ps: Acho-a divina Miss Pearls!

2:44 da tarde  
Blogger Paulo Cunha Porto said...

Concordo com o que foi dito no comentário anterior. Quando me iniciei na actividade blogosférica, guardava uma hora diária para percorrer blogues femininos, muitos deles, infelizmente, entretanto extintos. Não é uma regra absoluta, porém, em vários encontrei "posts" com conteúdos mais apropriados, julgo, para mensagens de e-mail. Exemplo real: «A F.: Minha querida, já soube o que aconteceu. Um grande beijo!». Ou seja, uma publicitação do privado, sem elucidar os restantes leitores sobre os factos referidos. Mas não quero dizer que não haja homens a "blogar" da mesma maneira... apenas com menos frequência, talvez.
Além disso, os blogues femininos que publicam poesia revelam uma sensibilidade diferente da dos seus confrades do outro género, porque mais virada para a intensidade reactiva do sentir.

2:53 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

Enviado por mail, de um amigo:
"Uma opinião (que vale nada): os post femininos são maioritariamente
mais intimistas que os masculinos. Por condicionamento cultural, em
que certos temas e a maneiras de argumentar mais frias são território do macho?
Ou por maior capacidade de perceber o acessório e falar sobre o essencial (as pessoas e as suas vidas)?"

(Isabel)

5:26 da tarde  
Blogger Cristina said...

não sei se há blogs com temas femininos, nunca o senti.talvez tratemos os assuntos com uma sensibilidade diferente, talvez!as mulheres são mais soltas, têm menos medo do ridículo, para o bem e para o mal :)se isso se nota? nota.

beijinho :)
riquita

11:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A escolha dos blogues que fazem parte da minha lista de favoritos é completamente alheia ao facto de serem escritos por mulheres ou homens. São razões que se prendem a empatias, por exemplo, com ideias, com temas, com estilo, com escolhas musicais, políticas, clubísticas, culturais, etc.
Se mulheres e homens escrevem blogues de maneira diferente? É claro que sim, mas não o fazem também, e desejavelmente, todas as outras coisas?
Bom trabalho,:)

Helena CM

11:21 da manhã  
Blogger Zozô said...

Vinda de um blog no feminino, partilhado a quatro, eu tinha de comentar aqui.
Acho que não há blogs femininos, nem masculinos, porque já vi de tudo o que põe em causa os estereótipos: blogs de raparigas a falar exclusivamente de futebol ou muito politizadas, e blogs de homens que expõem os seus sentimentos, os filhos, poesia.
Tudo depende do nosso perfil, das nossas experiências, das motivações pessoais de cada um, não do sexo a que se pertence.

2:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu comecei a visitar blog's ainda não há uma semana. Confesso que os que são feitos por mulheres têm mais a ver comigo embora também goste de visitar alguns de feitosa por homens. Eu acho sinceramente que as diferenças entre homens e mulheres (não me refiro às físicas) hão-de existir sempre e hão-de ser sempre as mesmas. É claro que não temos maneiras iguais de ver as coisas e é assim mesmo que é para ser. Porque os homens e as mulheres têm que se completar, por isso mesmo são diferentes...:))

6:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O único blogue de mulheres que eu leio é este da Miss Pearls... e agora chamem-me machista!

7:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como reconhecer a "Miss Pearls"? É parecida com a senhora que está desenhada no blog? :P

10:12 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

10:26 da tarde  
Blogger Dinada said...

Querida,

É claríssimo que se distingue um belogue feminino dum masculino à primeira leitura.

Mesmo parecendo superciais, somos muito mais profundas. Mesmo comentando um simples 'perfume'!

Beijo ;)

10:31 da tarde  
Blogger SDF said...

Não me parece que hajam blogs femininos ou masculinos, mas blogs de PESSOAS.

E pelo que me tem sido dado observar, essas PESSOAS não se expressam na blogosfera de forma diferente da que se expressam por email, em salas de chat, nos instant messengers, ao telemóvel, no cafe da esquina, no refeitório do emprego ou na sua sala de estar.

Se há PESSOAS do sexo feminino que discutem nos seus blogs a TPM, marcas de detergente ou técnicas de sossegar um bebé irrequieto, também há PESSOAS do sexo masculino que discutem nos seus blogs os desempenhos dos futebolistas, marcas de pneus para o automóvel ou técnicas de engate. E em ambos os casos, disctutem estes e outros assuntos tanto na blogosfera como fora dela.

Não me parece que se possa falar da distinção de géneros nos conteúdos blogosféricos, mas sim da distinção de géneros nos conteúdos da comunicação (seja porque via for) no seio de uma determinada cultura, devidamente contextualizada no espaço e no tempo.

Não se estará aqui a confundir "meio" e "conteúdo"?...

11:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

só para marcar presença no 1º post com comentários.
dos blogues femininos conheço o seu, semiramis e bomba inteligente.
o semiramis podia ser escrito por um homem os outros dois só podiam ser escritos por mulheres.

11:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os blogues femininos distinguem-se dos masculinos por serem muito menos capazes de aguentarem críticas do que estes últimos. Os blogs femininos, ou não têm caixa de comentários, ou quando têm só admitem comentários do círculos de amigos, a dizerem quanto as adoram e como partilham das suas emoções e neuras. A inveja feminina fica muito visível nas reacções na blogosfera, até porque as mulheres se copiam muito chegando a ter blogues que são a mesma coisa embora digam coisas diferentes. Um exemplo? Bomba inteligente e Miss Pearls são quase a mesma coisa.

1:54 da manhã  
Blogger M Isabel G said...

Bomba inteligente e Miss Pearls são quase a mesma coisa."

Ah! Esse "quase" faz toda a diferença. :)

E já agora, até sou pessoa para deixar aqui o seu comentário anónimo. Quando abri o post a comentários já previa alguma "hostilidade".
As suas palavras servem para explicar um dos motivos por que não tenho caixa de comentários.

Seria uma grande canseira. :)

2:55 da manhã  
Blogger ABA said...

Criei o blog em Janeiro de 2004, porque tinha vontade de criar um laboratório de sensações.

Da lista de links - que não pára de crescer, realizo que - salvo critérios mais apertados - acabamos por beber influências de toda a espécie.

As motivações para postar, creio que são as mesmas, nos homens e nas mulheres: sobre tudo e sobre nada.

Conto ir à Almedina, na expectativa de outras sensações para além do Chanel 5. ;)

Um beijinho, cara Isabel.
António

9:49 da tarde  
Blogger Cláudia [ACV] said...

Cara Miss Pearls,

Em dando licença, aqui fica o meu ver:

1.Qualquer pessoa que mantenha um weblog por mais de meia dúzia de meses dá-se a conhecer. Quer queira, quer não queira, que assine, quer não assine - dá opiniões, informações, sensações. Os 'blogs que leio (ou visitei) desde final de 2003 podem ser arrumados em três gavetas: os de quem fala de si, os de quem fala do resto do mundo e os de quem fala de ambos.

2. De uma forma geral, encontramos os weblogs de mulheres na primeira e terceira gavetas. A primeira guarda os registos "journal intime", muito autocentrados na experiência amorosa e familiar; na terceira, a escrita da afectividade é uma fatia de um vasto campo de vivências.

(A gaveta do meio, a mais masculina, alberga os 'blogs informativos, científicos e de combate de político, nos quais os autores passam teses e factos, mas raramente estados de espírito.)

4. Eu abro sobretudo a terceira gavetinha: interessam-me os autores que (mais ou menos involuntariamente) se dão a conhecer falando do que lhes interessa, do que os move.

Desculpe lá o abuso de espaço e paciência, um abraço,

2:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Excelente síntese.

8:45 da tarde  
Blogger Sónia said...

Não sei se ainda venho a tempo...!

Concordo com o que algumas pessoas mencionaram nos comentarios sobre o tom mais intimista e no à vontade em falar do que vem de dentro nos blogues femininos. De falar do que sente, só porque lhe apetece; fazer uma crítica ou ter uma opinião ou simplesmente falar dos actos mais rotineiros da sua vida. E, ultimamente, dos seus filhos, também. Devo dizer que, agora que penso nisso (embora não muito!) acho que o mundo das mulheres é maior, aberto e assumido e cheio de conteúdos infinitos. Desde a simplicidade e o charme dos cosméticos aos assuntos de praça pública.

Por uma qualquer razão que nunca percebi bem, sempre que tentava organizar os meus linques em Masculino Vs Feminino notava que a lista de blogues masculinos era bastante menor e que, em escassez de tempo, os dispensava com maior facilidade, julgo que pela razão que mencionei acima. Embora leia alguns blogues masculinos com prazer, apesar das diferenças.

Sobre o humor, acho que o vejo nos dois blogues, quer nos femininos, quer nos masculinos.

Mas lá estarei, para ouvir o que as representantes (justíssimas e merecidas!) femininas dos blogues têm a dizer e os assuntos abordados em relação ao tema.

Até lá!

12:09 da manhã  
Blogger AS said...

No regresso à blogosfera acorri, entre outras, a esta casa que eu gosto. Tem cheiro, tem glamour, tem elegância na escrita e nunca lhe escorreu um pingo de má educação. Além disso tem na porta uma palavra que adoro desde criança: pexisbeque. Qualquer blog que a tenha escrita vale a visita. O que distingue os blogues femininos? Uma nova denominação do supérfulo, a profanação das prioridades, a estética da intimidade, a extravagância de sentimentos...

11:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker